Qual o custo real das recompensas e tipos de cartão de crédito?

santander_viagens_programaResultado do nosso estudo sobre o sistema de pontuação dos cartões de créditos e suas programas de recompensas: Para ter entendimento sobre esse artigo você entender a equação de dinheiro gasto.
Seguindo: Um cliente Cartão unlimited – 1 real =  1 Ponto – Assim esse cliente tem que gastar 8.000 reais ao invés dos 24 mil reais para ter o mesmo resultado explicado acima. Infelizmente, os mais ricos (mais movimentação bancária) tem mais privilégios do que o mais pobres (menos movimentação bancária).

Porém, como já explicado, um cliente unlimited deve comprovar renda superior a 10 mil reais. Ganhar 10 mil reais não significa gastar 10 mil reais, então suponhamos que esse gaste no cartão, 8 mil reais por mês, então significaria 6 viagens de ida e volta para qualquer lugar que custe 7 mil pontos, por ano.

Se esse cliente esperar e juntar seus pontos durante o ano todo somará 96.000 pontos – conseguiria então, viajar ida e volta pra Miami (sem hospedagem inclusa – devendo pagar 400 reais de taxa de embarque).

Então eu me pergunto – Como saber se o Programa Super Bonus Santander vale a pena?

– Um pai de família que “gasta” 8.000 reais por mês no cartão de crédito e quase 100.000 reais no ano – se contenta com UMA passagem pra Miami?
Suponha que seja solteiro então, ou que a mulher também junte os 8.000 reais em pontos mensais no cartão dela, se contentariam com essa viagem?

Bom, melhor que nada se fossem gastar esses 200 mil reais no ano de qualquer jeito não é mesmo? Pegando carona nesses 200 mil reais, esse seria o valor que deveria ser gasto por um casal de clientes Unlimited por 1 ano para conseguir trocar por um galaxy S5. Já um cliente comum teria que gastar mais de meio milhão de reais para trocar pelo galaxy S5, o que se gasto 2 mil reais por mês levaria 25 anos para sacar a recompensa.

Lembrando que a adesão ao programa é automática e sem qualquer custo adicional além da anuidade do seu cartão, começa ser contabilizado os pontos a partir do momento em que a primeira transação do cartão de crédito é realizada. Vale ressaltar que em compras parcelas, os pontos são contabilizados conforme as parcelas são lançadas nas faturas, mensalmente.